Equipa CITIDEP para o LabTec CS

11 Fevereiro 2007

O CITIDEP realizou em 11 de Fevereiro de 2007 uma reunião na sua sede, em Lisboa, para constituir a equipa "LabTec CS", tendo em vista apoiar a constituição de uma rede de Laboratórios de Tecnologia para a Sociedade, cruzando a engenharia com as ciências sociais.

Esta rede de Laboratórios foi proposta pelo CITIDEP no ambito do Consortium MIT-Portugal/e-Planning, e na sequência das relações consolidadas entre o CITIDEP e o Dept de Urban Studies and Planning do MIT, com a realização conjunta da ICPPIT03.

Participaram na reunião: Anabela Neves, Antonio Fernandes, Fernando Sacramento, Francisco Xavier, Pedro Borges, Pedro Ferraz de Abreu, Tania Fonseca (via skype Acores), do CITIDEP, e os convidados Claudia Afonso, Pedro Pessoa, Gustavo Homem. Participaram igualmente no processo Maria Joao Vieira (reuniao prévia na sede) e Melissa Shinn (reuniao skype Bruxelas).

Foram discutidos a natureza, ambito, áreas de intervenção, qualificações desejadas, tipos de produtos, carteira de projectos, modelo institucional (incluindo relação com o CITIDEP), recursos necessários (incluindo espaço e equipamento), custos de arranque, e o nome/sigla para o Laboratório em causa.

Tornou-se notória a necessidade de construir uma linguagem comum no grupo de trabalho, com a dificuldade inerente `as enormes diferenças das áreas de cada um (psicologia, electronica, gestão, matemática, informática, quimica, biologia, design, entre outras) e ao desafio de cada um não se sentir "deslocado" do foco de intervenção do LabTec. Mas foi salientado que essa dificuldade e' a razão do "vazio" por preencher neste dominio e o que torna este Laboratório numa proposta unica e com um forte potencial inovador.

citidep@netcabo.pt Introdução | Actividades | Investigação | Organização | Informação v: 9456
CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa