CITIDEP

 

Projecto RegioNet

(Proposta)

click here for english version English language flag


Coordenação do Projecto Estado do Projecto Descrição do Projecto Info

Actualizado em 7 Abril 98

Coordenação do Projecto:


Director: Nuno Vieira (ncv@fc.ul.pt)

Coordenador Cientifico: José Manuel Palma-Oliveira (palma@mail.telepac.pt)


Estado do Projecto:


Proposta apresentada. Aguarda parecer da Assembleia da Republica.

1o "Brainstorming" do CITIDEP sobre Regionalização (Abril 1997)

Equipa formada para a primeira fase/modulo. Colaboradores para as fases seguintes são bem-vindos (Abril - Dezembro 97).


Descrição do Projecto:

Proposta de Desenvolvimento de um Sistema Interactivo e Informativo da Assembleia da Republica na Internet de Suporte ao Debate Público Sobre a Regionalização.

Keywords: Internet Interactiva; Video na Internet; Participação Publica; Interface Democracia Representativa - Democracia Participativa; Regionalização.


Para que o debate público sobre a regionalização se faça efectivamente com o maior número de organizações e cidadãos interessados no processo, é necessário que se criem condições de acessibilidade e que existam diferentes canais e níveis de informação/participação. É igualmente importante que estes ofereçam garantias de estabilidade e de continuidade e que sejam constantemente realimentados e actualizados. Por outro lado é necessário que os mesmos sejam objecto de uma avaliação objectiva e sistemática.

A proposta que o CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa - apresenta, visa a concepção e a implementação de um Sistema Interactivo e Informativo de suporte ao debate público sobre a regionalização em Portugal, através da Internet, contribuindo igualmente para aproximar a Assembleia da República, e o seu trabalho, dos cidadãos.

Propõe-se a implementação na Internet de um sistema interactivo, concebido em módulos sequenciais, permitindo desta forma que a informação possa ser complementada e ampliada por fases, e que o primeiro módulo possa desempenhar um papel útil na sensibilização da opinião pública a curto prazo.

Propõe-se igualmente, nos módulos seguintes, aumentar o conteúdo informativo, assim como a utilização de técnicas mais avançadas (como a utilização de Sistemas de Informação Geográfica para Internet, e/ou representação gráfica de modelos de simulação para avaliar as consequências das varias concepções de regionalização).

Pensamos ser importante que se mantenha um esforço de informação e um debate participado, mesmo após a aprovação dos diplomas na especialidade, visto colocar-se a hipótese de haver matéria para a realização de referendos regionais ou mesmo nacionais, e visto ser legitimo pensar que será na fase de implementação que irão surgir mais dúvidas e talvez maior motivação por parte do cidadão e dos autarcas. Assim, uma informação oportuna e objectiva, simples de consultar e de fácil acesso, permitindo uma documentação mais rica do debate (do que, p.ex., as expressões simplistas que tendem historicamente a aparecer durante referendos), poderá desempenhar um papel importante nestas fases.


Informação Geral:

O Projecto RegioNet tem uma componente de prestação de serviços, e uma componente de investigação, desenvolvimento e demonstração (I&D&D).

O CITIDEP encoraja os seus investigadores potencialmente interessados a apresentar propostas de projectos de investigação no ambito dos objectivos do RegioNet (Internet Interactiva; Video na Internet; Participação Publica; Interface Democracia Representativa - Democracia Participativa; Regionalização), incluindo, mas não só, os que se articulem com a componente de prestação de serviços, e apoiará a candidatura de tais projectos a financiamentos de programas da JNICT (PRAXIS XXI), da UE (ESPRIT, TMR).

Para mais informações, ou se pretende colaborar no RegioNet, envie mail para ncv@fc.ul.pt


citidep@netcabo.pt

 

visitors: 14994