Projecto "WCD / IMS" - Caso Sabor/Coa

click for english summary English flag

Projecto CITIDEP sobre as barragens previstas para o rio Sabor e/ou Coa


Sumario
Enquadramento
Objectivos
Metodologia
Como colaborar

Actualizado: 10 Julho 2003
Apoios
Equipa
Documentos
Links

Sumário:

Este Projecto de Investigação-Intervenção propõe-se aplicar a metodologia da "World Commission on Dams" (Comissão Mundial sobre Barragens) e do Projecto CITIDEP "IMS-Intelligent Multimedia System" (Sistema Multimedia Inteligente de suporte à Consulta Técnica e Pública em Estudos de Impacte Ambiental), em apoio ao processo de decisão em curso sobre a construção de barragens hidroeléctricas nos rios Sabor e Coa, em Portugal.


Enquadramento:

Portugal tem uma história de construção de barragens controversas. Decisões unilaterais de construção de barragens que deram origem a várias mudanças de decisões e políticas (por exemplo, no rio Coa , com o projecto de uma barragem que colocava em risco valiosos achados arqueológicos), ou a longos e controversos processos (por exemplo, a barragem do Alqueva ) aumentando em consequência consideravelmente os custos do processo, com resultados questionáveis para o interesse público e população local.

Na barragem do Alqueva, as cancelas da comporta foram fechadas e terrenos agrícolas e florestais de grande valor estão a ser inundados ; esta barragem representa o maior reservatório europeu alguma vez construído. Os custos ecológicos e sociais do projecto são enormes, enquanto que os seus benefícios económicos parecem ter sido sobre-avaliados. Apesar da larga escala dos impactes em causa, nunca foram consideradas seriamente alternativas.

Agora o governo tem como intenção construir uma barragem ou no rio Sabor, que é um dos pouco rios existentes ainda não prejudicados pelo desenvolvimento desenfreado, estando localizado numa região sensível, protegida por acordos ambientais nacionais e europeus, ou novamente no rio Coa (ou em ambos os rios). Naturalmente, existem argumentos legítimos a favor desta decisão, mas também os existem contra; e o que está em jogo justifica plenamente um esforço para promover um processo de decisão sólido e transparente.


Objectivos:

Os principais objectivos do projecto WCD/IMS Coa-Sabor são:


Metodologia:

Este projecto é baseado no sólido conhecimento adquirido no CITIDEP relativamente ao processo de decisão ambiental. Tal inclui o desenvolvimento de metodologias e ferramentas para fazer um melhor uso das tecnologias de informação no suporte à participação pública numa decisão complexa de natureza técnica e política, nomeadamente na componente de avaliação de impactes ambientais (ref.: Projecto IMS).

Caracterizar Problema

Identificar Actores

Vocabulário Multidisciplinar

Taxonomia de Dominios

Taxonomia de Assuntos

Antecipar Lista FAQ

(Frequently Asked Questions)

Recolher Respostas FAQ

Documentação Multimedia

Web

CD-ROM

IMS

O projecto também vai fazer uso da importante experiência da Comissão Mundial de Barragens (WCD), em particular do seu último relatório: "Dams and Development: A new framework for decision-making". Vamos apoiar um processo de consulta pública envolvendo todos os "actores" que tem interesses legítimos em causa, desde a entidade promotora da obra à população, passando naturalmente pelo Governo (local e nacional) e pelas ONGs (ex. Associações de Defesa do Ambiente). Tal processo deverá permitir uma avaliação mais compreensiva dos custos e benefícios, das implicações profundas na política de desenvolvimento sustentável (em particular na política de energia), das consequências externas menos obvias (externalidades), assim como de propostas alternativas à construção de barragens.

5 Core Values

5 Recommendations

+
7 Strategic Priorities

7 Priorities Checklist

+
5 Key Decision Points

4 Criteria of Success

É nosso desejo que este projecto possa assim contribuir para evitar repetir os erros do passado, consequência de processos de decisão unilaterais e precipitados; e assim tomar as decisões de desenvolvimento que melhor preservem a herança cultural e ecológica do nosso país - única base de um desenvolvimento sustentável.


Como colaborar

Envie-nos as suas sugestões e dados que entenda uteis!

Em breve estará também disponivel aqui:

Formulários para contribuições: Identificar e Caracterizar "Actores" Identificar Classes de Questões / Problemas Sugerir Questões / Perguntas Contribuir com Respostas
Versões Correntes: Lista de "Actores" / "Stakeholders" Taxonomia de Assuntos FAQ - Lista de Perguntas FAQ - Respostas Recolhidas


Documentos de Apoio


Referencias web


Financiamento

O CITIDEP está preparando diversas propostas para financiar ambas as vertentes de intervenção publica e de investigação deste projecto. Todas as sugestões e formas de apoio e colaboração são bem-vindas. De momento, o Projecto conta apenas com o apoio da Greengrant Foundation, que muito agradecemos.


Equipa:



Outros Projectos CITIDEP : Intelligent Multimedia System | Expo 98 | PEOPLE-Cidadania | Acesso Público a Informação Ambiental | ICPPIT99 | Info Tech for Grassroots

citidep@netcabo.pt visitors: 15820

Introdução | Actividades | Investigação | Organização | Informação

CITIDEP - Centro de Investigação de Tecnologias de Informação para uma Democracia Participativa